Rimfire Central Firearm Forum banner
  • Whether you're a greenhorn or a seasoned veteran, your collection's next piece is at Bass Pro Shops. Shop Now.

Advertisement

PGM/MAS 45 - um clássico treinador do exército francês renovado

1.8K views 24 replies 9 participants last post by  NIGHTLORD40K  
#1 · (Edited)
Certamente, a maioria de vocês aqui já conhece o rifle de treinamento MAS 45, um rifle de treinamento .22 LR do Exército Francês derivado da ação alemã Kleinkaliber Wehrsportgewehr (KKW) e adaptado às necessidades do Exército Francês da década do pós-guerra.

Image

Embora a maior parte desses treinadores MAS 45 do Exército Francês tenha sido vendida como excedente no final da década de 1970 e durante a década de 1980, a maioria (se não todas) as unidades francesas ainda têm alguns rifles MAS 45 em seus estoques.

Há alguns anos, a PGM Précision, uma empresa francesa especializada em rifles de precisão, foi solicitada pelo Exército Francês a projetar um chassi para acomodar esses treinadores MAS 45 e transformá-los em rifles de treinamento .22 LR para atiradores de elite do Exército Francês. A ideia subjacente era oferecer uma alternativa econômica e eficiente ao treinamento de longo alcance sempre que os campos de tiro onde 12,7 mm/.50 BMG são permitidos não estivessem disponíveis.
Image

O chassi PGM imita a ergonomia do rifle de precisão PGM Hécate II do Exército Francês no calibre 12,7 mm.
Image

Image

Image

A propósito, você pode dizer que o rifle PGM/MAS 45 .22 LR é uma versão reduzida do rifle Hécate II, da mesma forma que o rifle Ruger Precision Rimfire é uma versão reduzida do rifle Ruger Precision Rifle de fogo central.

Image

Image

Dito isso, o rifle PGM/MAS 45 não é uma réplica do Hécate II: além da sua almofada, da sua empunhadura, do seu bipé e de algumas peças estranhas aqui e ali, ele não compartilha nenhuma de suas peças com suas irmãs PGM de fogo central maiores (Ultima Ratio, Hécate, Mini-Hécate, Ludis...).

Tanto o rifle de precisão Hécate II quanto o treinador PGM/MAS 45 do Exército Francês são equipados com miras Steiner, no entanto.

Image

Como não posso pagar o vidro Steiner no momento, tive que me contentar com uma mira Vortex Viper na minha própria configuração PGM/MAS 45, o que é mais do que suficiente, eu suponho.

Image

Image

Image

#7 · (Edited)
Legal!
Mas consegue imaginar carregar o .50 pela primeira vez depois de treinar apenas com .22s, lol.
Esse não é o ponto, na verdade: a versão .22 LR deve ser usada quando os alcances adequados não são facilmente acessíveis.

A França sendo um país urbanizado e relativamente pequeno (comparado aos EUA, quero dizer), os alcances onde você pode atirar com o rifle de precisão .50 Hécate II a 1.800 m e além são relativamente poucos e muitas vezes bastante distantes de onde as unidades do Exército estão estacionadas, então, em vez de perder dez horas na estrada de ida e volta, o treinador .22 LR pode ser usado para treinamento básico e para aprimorar as habilidades de atiradores e observadores.

E eu suponho que a configuração .22 LR também seja usada por diversão e pelo puro prazer de atirar em distâncias maiores sem ter que lidar com a concussão do calibre .50 ;)

#8 · (Edited)
Também vale a pena mencionar, penso eu, o facto de o chassis estar equipado com uma base de mira de 30 MOA - um acessório bastante padrão para rifles .22 LR de "longo alcance" hoje em dia.

Image

Além disso, o chassis PGM e seus acessórios oferecem muita capacidade de ajuste:

Image

O bipé tem uma inclinação de 5° em ambos os lados. Também pode ser panorâmico em alguns graus, mas não faço ideia de quantos.

Image

Image

O monopod traseiro oferece três posições: 0°, 45° e 90°.

Image

Cada recurso individual me parece ter sido feito para ser simples e sólido.

Image

Image

Ao contrário de outros monopés, o monopod PGM tem uma base que não gira durante o ajuste.

Image

O bipé PGM é um bipé padrão do Exército Francês, então podemos esperar que seja particularmente resistente.

Image

O bipé pode ser travado na posição com uma chave sextavada. Ele também tem um sistema de liberação rápida.

Image

Image

#9 · (Edited)
Image

Bem, como você deve imaginar, estou profundamente apaixonado por essa configuração! 😍

Image

Ainda assim, este é apenas um treinador .22 LR que foi usado pela primeira vez pelo exército francês em meados da década de 1940. Agora, cerca de 80 anos após entrar em serviço, ele está de volta para mais! :cool:

Image

Image

Image

Image

#12 · (Edited)
Isto não passa de uma modificação ao estilo Rambo, usando acessórios de mercado que são comumente vistos em rifles de assalto aprimorados pelos proprietários. A precisão da arma não melhora, o MAS 45 é preciso porque é um Mauser
Bem, não totalmente, porque agora temos um cano flutuante, o que faz diferença em termos de precisão.

Além disso, o chassis foi feito especialmente para o rifle MAS 45 - você não o encontrará em nenhum lugar no mercado dos EUA: apenas a PGM o vende. As únicas peças que são comumente encontradas são a almofada de coronha Pachmayr e a empunhadura Hogue, fora isso, tudo é feito na França (mas não a luneta e a base da luneta).

#17 ·
Eu gostaria que esses estivessem disponíveis ao público nos EUA. Tenho uma ação MAS45 guardada no meu cofre há mais de 30 anos. Um dia, vou colocar um cano nela.
A melhor opção seria entrar em contato com a PGM Precision: contact@pgmprecision.com
É muito provável que você receba uma resposta do próprio François Brion, o CEO da PGM Precision. Ouvi em algum lugar (Forgotten Weapons?) que existe uma PGM Precision USA, então as chances são de que importar um chassi como esse para os EUA não seja um grande problema - a única questão restante seria quanto custaria para você ter um chassi PGM enviado para a América?

#21 ·
OK, i'll bite.

Como o treinador atira?
Fotos do alvo?
Tenho o chassis há poucos dias - ainda não tive tempo de levá-la ao campo de tiro, desculpe!
Há um atirador francês que tem a mesma configuração em outro fórum; eu poderia conseguir seus alvos se você quiser, porque ele já publicou alguns deles.