Rimfire Central Firearm Forum banner
  • Whether you're a greenhorn or a seasoned veteran, your collection's next piece is at Bass Pro Shops. Shop Now.

Advertisement

Contender 30-30 10” ou 15”

4.1K views 17 replies 13 participants last post by  STEEL SHOOTER  
#1 ·
Quais são os prós e contras de ambos? Precisão? Vou usá-lo para caçar. Obrigado pelas respostas.

#3 ·
Eu não sou fã de Contender, mas já tive alguns. Não posso falar sobre 10" vs 15" porque o 30/30 que eu tinha era 14". Arma muito precisa. Eu atirei Speer 110gr Varmiter HPs / IMR 4198 e deixei muitas marmotas doentes. Eu diria para ir com o cano mais longo. Um cano 25-30% mais longo tem que ser uma vantagem na velocidade. O meu tinha luneta quando o peguei em uma troca.

#4 ·
Eu tenho um cano de 10" 30-30 e atirar com ele não é agradável. E atirar com munição de fábrica resulta em uma bola de fogo de 6 pés, que uma vez colocou o fogo na grama na minha frente.
Mudou para um cano 30 Herrett de 14" para caçar

#6 ·
Eu sou fã do Contender. É só a minha opinião, mas o 15" é MUITO desconfortável para caçar. Qualquer coisa acima de 12 deve ser considerada uma carabina.

Eu tenho um 30 herrett de 10 polegadas que atira muito bem.

Como você ainda não comprou, eu sugiro fortemente um cano de 10 polegadas para o Contender em um dos cartuchos T/C...30 herrett, 357 herrett, 7 TCU. Se você não recarrega, então o 357, 41 mag 44 mag são todos bons até 150 jardas para caçar.

Meu cano preferido é o 375 win, mas esse precisa ser recarregado.

apenas meus pensamentos

#12 ·
Eu sou fã do Contender. Apenas minha opinião, mas o 15" é MUITO desconfortável para caçar. Qualquer coisa acima de 12 deve ser considerada uma carabina.
Eu pensei o mesmo também. Como eu já possuía uma carabina Contender em .223 Remington (cano de 21"), achei que o cano Super 16 30-30 fazia muito sentido. O muito comum 30-30 Winchester foi outro fator na seleção dessa munição e não uma das melhores, mas muito menos disponíveis 30 personalizadas.

#7 ·
O 30 Herrett foi projetado em torno do comprimento do cano de 10 polegadas. Seu objetivo era obter o máximo possível em calibre 30 (35 também) do comprimento mais curto de 10". Isso se devia a todo o ruído e bola de fogo gerados pelo 30-30 em um tubo de dez polegadas. O cano curto de 10 polegadas simplesmente não era longo o suficiente para usar tudo o que o 30-30 tem a oferecer. Um pouco como no início da década de 1960, o 221 Fireball era usado nas pistolas XP-100 de dez polegadas em vez do 222 Remington. Com o cano de 14 polegadas (ou 15), as coisas começam a mudar e o 30 Herrett e o 30-30 estão praticamente no mesmo nível. Mas com menos bola de fogo do 30-30, embora ainda esteja lá. Entre os vários canos T/C Contender, tenho um 30-30 de 14 polegadas que recebe balas varmint de 125 grãos de calibre 30 e é usado para antílopes. A menor velocidade do 30-30 Contender, em oposição a, digamos, um 30-06, permite que essas balas ajam mais como uma bala de caça normal do que como uma bala varmint explosiva. O potencial de precisão é basicamente uma questão de quão bem você consegue segurar a pistola.

#9 ·
A bala Hornady 130gr SS (Single Shot) foi projetada para o 30 Herrett. Infelizmente, elas não estão em produção padrão no momento. Tenho 2 caixas que encontrei em uma pequena loja, com poeira nelas. Ótima expansão a 10" de velocidade Herrett em veados-de-cauda-branca e antílopes.

#14 ·
A bala Hornady 130gr SS (Single Shot) foi projetada para o 30 Herrett. Infelizmente, elas não estão em produção padrão no momento. Tenho 2 caixas que encontrei em uma pequena loja, com poeira nelas. Ótima expansão a 10" de velocidade Herrett em veados-de-cauda-branca e antílopes.
Eu usei isso no passado no meu Contender 30/30 14".
Também usei como uma carga reduzida no meu 30/06.
Carregado a 1500 fps, capaz de abater animais do tamanho de veados com quase nenhum recuo.
Eu gostaria de poder encontrar algo para substituí-lo.

#10 ·
Não vejo as balas Hornady SSP de calibre 30 de 130 grains há algum tempo. Ainda tenho cerca de 500 balas Hornady SSP de calibre 35 de 180 grains guardadas. Já faz um tempo que algumas das balas e estojos estranhos estão apenas parados em uma prateleira localmente.

#13 ·
Direito Jr

O 30-30 em um cano de carabina e coronha de nogueira é um rifle muito bom. Lida muito bem, e se você recarregar, pode usar 150 gr spitzers. Também gosto dele no 375win.

Eu gosto um pouco dos cartuchos com aro em rifles de ação de quebra (singles, doubles, drillings) para uma extração limpa. Encomendei especialmente meu rifle duplo cz em 8x57R, para obter uma concha com aro.

#16 ·
Danny, meu irmão tem um 14" 7-30. Ele tem um flash de boca infernal. O recuo é quase o mesmo que o meu 10" 30 cal.

Eu tenho as empunhaduras T/C Target originais de nogueira extra grandes com um apoio para o polegar, que realmente tornam o recuo e a elevação da boca bastante controláveis.