Rimfire Central Firearm Forum banner
  • Whether you're a greenhorn or a seasoned veteran, your collection's next piece is at Bass Pro Shops. Shop Now.

Advertisement

Torção de 1:9 em comparação com a torção de 1:16?

7.5K views 12 replies 9 participants last post by  TXNimrod  
#1 ·
Eu tenho dois canos GM. Um é um cano de fábrica de 20" canelado e é um twist de 1:9. Eu tenho outro cano que é um 18" canelado e é um twist de 1:16.

Qual é a diferença nas taxas de twist?
Qual é o twist mais preciso?
Qual grão de munição geralmente funciona melhor em um twist de 1:9?

Obrigado antecipadamente

#2 · (Edited)
O 1-9 foi projetado para munições Aguila Subsonic Sniper de 60 grains. Minha loja local está recebendo algumas, então posso testar (brincar com) os dois canos 1-9 que tenho na minha caixa.

O 1-16 é a torção padrão para todas as cargas normais de rifle longo.
Stingers e 22shorts têm um desempenho melhor em torção 1-18.

Balas mais longas exigem uma torção mais rápida para estabilizar.

Eu atirei com ambos os meus canos 1-9 com cargas normais e de alta velocidade. Os grupos foram de 1" a 1 1/4" a 60 jardas. Eu não tentei munição de alvo neles, pois não esperava resultados bons o suficiente para justificar o custo.

Vários dos meus canos (com torção 1-16) têm um desempenho muito bom, na faixa de 1/2 a 5/8".

#6 ·
Gm 1:9

Eu tenho um GM 1:9 de produção regular, e quando o coloco em uma ação que tem muita afinação, honestamente, não vejo nenhuma diferença REAL entre ele e o 1:16 em termos de precisão a 50 jardas com munição Wolf MT. Os SSS Aguilas são como disparar "mísseis Skud" a cerca de 850 FPS pelo cronógrafo, e 50 jardas é provavelmente o limite máximo de seu alcance efetivo. Em um cano com torção de 1:16, o Aguila fará um buraco no alvo, passando de lado.
Eu não experimentei muita outra munição com este cano, mas por causa de sua versatilidade, não tenho interesse em vendê-lo, as coisas SSS são divertidas em um formigueiro, e coisas assim.:D Eu direi que ele vai ficar abaixo de meia polegada a 50 com Wolf MT tão facilmente quanto um cano com torção de 1:16, assim como Cletus viu com seu cano 1:9.

#7 ·
Passo de Raiamento

Desculpem, pessoal, permitam-me DECLARAR o ÓBVIO -

Passo de Raiamento é o número ou rotações
(Como uma espiral de futebol) que uma bala/projétil fará na extensão indicada.

Por exemplo: Em um cano de 20" - Passo de raiamento de 1:9 - um "Passo de raiamento rápido"

A bala completará duas rotações
(e apenas começará a terceira) antes de sair da boca do cano.

Cano de 20" - Passo de raiamento de 1:16 (Padrão para 22 LR)

A bala completará apenas UMA rotação
(e começará a segunda) antes de sair da boca do cano.

Para os NOVOS caras (e alguns outros)
Espero que isso ESCLAREÇA as águas turvas sobre este assunto.:shakehead

#9 ·
Thom T said:
... A taxa de torção é o número ou rotações (como uma espiral de futebol) que uma bala/projétil fará no comprimento indicado. ...
O comprimento não tem nada a ver com a taxa de torção. Um cano de 24 polegadas 1:18 ainda é 1:18 se você cortá-lo para 20 ou 18 ou 6 polegadas. Sim, o comprimento determinará quantas rotações a bala fará antes de sair do cano, mas o comprimento do cano não tem determinação sobre a taxa de torção. Peço desculpas se interpretei/entendi mal sua declaração. Atenciosamente Bill :)

#12 ·
Tudo bem, eu tenho um AR-15 com um cano de 16" e uma torção de 1:9. Um amigo meu da Marinha construiu o meu. Eu não sou veterano nem caçador, apenas um entusiasta de armas para proteger a mim, minha família e meus amigos/vizinhos, se necessário. Quando recebi a construção, não tinha ideia do que minha arma preferiria. Comecei com um projétil mais pesado de 60 grains com o que acredito serem munições medíocres como Wolf. Fui até o que é considerado um projétil para pragas de 40 grains da marca Fiocchi. Aquele filho da puta eu estava acertando com minha luneta de rifle Carlos Hathaway Leatherman a 100 jardas 6 tiros em cima um do outro dentro de padrões de 1/2" no 🎯. Eu tenho o alvo para provar isso, também registrei no alvo o que usei e a distância. Então, para minha experiência de torção de 1:9, o projétil mais leve minha arma engole como um filé mignon.